Ouvir os seus funcionários e convergir valores traz crescimento a empresas

 In Notícias Selecionadas

crescimento funcionários Marcio Fernandes, CEO da empresa eleita como a melhor para trabalhar no País, palestrou na Unifor

O gestor de uma empresa, seja ela pequena, média ou grande, precisa ouvir os seus funcionários e convergir os valores individuais de cada um com os da companhia. É preciso induzir nos colaboradores a vontade própria de trazer o crescimento da empresa. É com essa ideia que Marcio Fernandes, CEO da Elektro, levou a distribuidora paulista de energia a ser eleita por quatro anos consecutivos a melhor empresa para trabalhar no Brasil.

O gestor proferiu palestra ontem à noite, na Universidade de Fortaleza (Unifor), na qual mostrou as razões que levaram a Elektro a atingir tamanho patamar de excelência.

O sucesso profissional acabou levando Fernandes à produção do livro “A Felicidade dá lucro”, lançado no ano passado. Na obra, o CEO dissemina o conceito de felicidade para melhorar a rentabilidade dos negócios.

“É criar um ambiente diferente, uma filosofia nova de gestão, em que a gente envolva as pessoas. Elas estão ali, pensando em como criar formas de competitividade para a empresa porque querem estar ali. Elas participam efetivamente, pois acreditam naquilo”, ressalta.

“A gente avalia os propósitos de cada um, conhece cada um deles, faz um plano de desenvolvimento individual para que eles possam progredir junto com a empresa. Não se trata de convencer (os funcionários). A gente simplesmente aceita que cada uma das pessoas tem a missão e valores, e o que a gente busca é a convergência”, acrescenta ele.

 

Sucesso

A filosofia de gestão de Marcio Fernandes é sucesso em empresas de todos os portes. “A gente tem casos de empresas muito pequenas, desde um restaurante de comida japonesa que implantou isso para 14 funcionários até grandes empresas. O próprio Magazine Luiza tem feito isso em larga escala, para 25 mil pessoas”, salienta.

Fernandes foi considerado pela revista Você S/A, da Editora Abril, o líder mais admirado do Brasil em 2014, obtendo a maior pontuação da história da pesquisa, com 98,3% de satisfação e engajamento de seu time.

À frente da Elektro, Fernandes conduziu, em menos de dois anos, 4 mil pessoas ao ápice da eficiência, reduzindo em 22% (mais de R$ 100 milhões) os custos e melhorando em mais de 15% a qualidade dos serviços. Sob seu comando, a Elektro foi eleita por quatro vezes consecutivas a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil pelas pesquisas Great Place to Work e Você S/A.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Start typing and press Enter to search