Os 5 níveis de engajamento e como isso pode ajudar a sua carreira a decolar

 In Notícias Selecionadas

Building a businessHoje um dos maiores desafios de quem esta na vida corporativa, num emprego formal, é trabalhar na missão e visão da empresa para qual você trabalha.

E eu preciso te dizer, e certamente você sabe disso, muitas vezes essa visão e missão não estão alinhadas com os seus valores pessoais.

Quando o choque é muito grande, é recomendável planejar a transição de carreira.

Por outro lado, se você identifica que a vida corporativa ainda é a sua praia, tem um fator fundamental que vai demonstrar se você está ou não integrado com o projeto da empresa. E esse fator é o engajamento.
O engajamento nada tem haver com o nível de satisfação. Engajamento é o seu nível de comprometimento emocional e intelectual que vai resultar em mudança de comportamento para atingir os resultados.
De acordo com a Pirâmide de Maslow aplicada ao engajamento no trabalho hoje existem 5 níveis:

 

NÍVEL 5 – DESENGAJADO: essas pessoas trabalham pela sobrevivência. Vai ao trabalho porque necessita receber o salário, literalmente, trabalha pelo dinheiro. Não esta satisfeito com o trabalho que executa, o trabalho realmente não empolga.

 

NÍVEL 4 – NÃO ENGAJADO: esse grupo é desmotivado e trabalha pela segurança. Não gostam do trabalho, mas vão tocando. Tem condições de trabalho desfavoráveis, não gosta do chefe ou da equipe e como consequência termina adoecendo mais do que deveria. A procura por ofertas de emprego é intensa.

 

NÍVEL 3 – QUASE ENGAJADO: esses colaboradores tem a sensação de pertencimento. Eles sabem que fazem parte de algo maior. Oscilam entre o ânimo e o desânimo frequentemente por ainda estar identificando o sentido de tudo aquilo. Em alguns momentos, esse grupo chega a sentir orgulho do trabalho.

 

NÍVEL 2 – ENGAJADO: aqui a coisa começa a ficar boa! O colaborador quando se sente assim só deixa a empresa se aparecer algo mais atraente. A pessoa se sente importante no trabalho. É bem provável que os níveis de estresse esteja alto pela quantidade de responsabilidades que este tipo de colaborador “abraça”.

 

NÍVEL 1 – ALTAMENTE ENGAJADO: em média menos de 15% alcançam este nível. São as pessoas que adoram estar onde estão. Procura inspirar outras pessoas a fazer o melhor que podem e frequentemente perguntam-se o que podem fazer pelos outros. Este grupo encontra muito sentido no que faz.

 

E você, em qual nível se encontra?

É providencial você identificar o seu estado atual para que possa de maneira estruturada planejar os próximos passos na sua carreira.
É muito triste ver profissionais com muito potencial desperdiçarem o seu tempo, a sua energia em um projeto do qual não acredita.

Restabelecer o foco, definir novos objetivos, buscar estratégias para chegar ao objetivo contribuem para aumentar o sentido no trabalho e consequentemente o engajamento.

Lembre-se: o comandante da sua carreira é você!

Você merece ser muito feliz!

Cuide da sua carreira!

Jonnas Lima é Master Coach de Carreira, Palestrante e ajuda pessoas e empresas a fazer escolhas profissionais inteligentes.

Se quiser saber mais sobre os meus conteúdos acesse: www.jonnaslima.com.br 

 

Fonte: www.administradores.com.br

Start typing and press Enter to search