O que um líder precisa fazer para ter uma equipe de alta performance

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líder Existem alguns pontos em que o empresário (líder) deve ficar atento para melhorar o desempenho de sua equipe; saiba quais são e os motivos da importância

É muito possível que um líder tenha dificuldades na hora de montar uma equipe que vai garantir um alto rendimento à empresa. Afinal, é preciso escolher muito bem, pois todos os resultados obtidos são consequência do resulado das pessoas que trabalham na companhia.

Portanto, existem alguns pontos em que o empresário deve ficar atento para melhorar o desempenho de suaequipe. José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, listou alguns deles. Confira:

 

Saiba observar

Um bom líder deve ter sensibilidade para identificar talentos e pontos em que cada profissional precisa melhorar, além de saber trabalhar essas características individuais em benefício do trabalho em grupo. Dessa forma, as atividades serão concluídas com maior eficiência e todos estarão satisfeitos com suas funções, pois as atividades delegadas serão de acordo com as habilidades de cada um.

 

Valorize cada um

No ambiente de trabalho, existem profissionais que são mais comunicativos, outros mais planejadores e outros mais executores, por exemplo – e o líder deve estar atento a estas características, valorizando cada uma delas, demonstrando que todos têm muito a contribuir.

 

Motive seu grupo

Para que o desempenho de um grupo seja satisfatório, ele deve ter motivação e incentivo. O líder precisa acreditar em seus funcionários, motivando-os e fazendo-os ver que o grupo é capaz de atingir patamares cada vez mais altos e de obter grandes conquistas.

 

Seja um bom exemplo

O líde precisa ser honesto e ter uma conduta respeitável. É importante que ele seja pontual, educado, trabalhador e respeitoso com todos, independente do cargo. Isso transmite uma imagem positiva. É preciso que o líder dê o melhor de si para cativar os funcionários.

 

Forme outros líderes

A liderança não deve ser vista como forma de poder, mas como uma maneira de contribuir para que as pessoas cresçam. É preciso liderar com competência e autonomia, mas sempre dando liberdade para que os colaboradores exerçam seu potencial máximo.

 

A liderança não se reduz apenas ao fato de ter um cargo de chefia. Ser líder é ser alguém em quem os funcionários se espelham. Esteja disposto a ensinar e aprender com todos. Assim, você e sua equipe alcançarão os melhores resultados.

 

Fonte: IG – Economia

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