O profissional da Contabilidade como agente estratégico

 In Notícias Selecionadas

Diverse business group meetingO Brasil passa por um período marcante na política e preocupante na economia. No momento em que os brasileiros vão às ruas para se manifestarem e as lotam em maior número do que na época das Diretas Já; quando a economia brasileira promete fechar 2016 com o segundo pior desempenho do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) – a estimativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) do país “encolha” 3,5% este ano; e na ocasião em que o desemprego atinge quase 10 milhões de brasileiros, conforme dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), é hora de pensar e repensar em mudanças, em controles, em gestão e em credibilidade.

Adquirir a confiança dos brasileiros é um passo decisivo para a recuperação do País. Isso se conquista com ações sustentadas por prestação de contas, transparência e ética – isso se obtém da Contabilidade, que é um instrumento que fornece informações úteis para tomada de decisão, a partir de registros, controle e variações patrimoniais.

No processo de recuperação da credibilidade, do qual as instituições não podem prescindir, o profissional da contabilidade vai desempenhar papel de essencial importância. Somente nós somos capazes de, por meio de dados confiáveis e balizadores, fornecer informações que apontem caminhos seguros para a retomada dos investimentos.

Nos últimos anos, o profissional da Contabilidade passou de um simples prestador de serviços a um gerenciador de informações importantes dentro de uma empresa, com profundo conhecimento tributário, o que lhe confere condições de colaborar fundamental, especialmente, em tempos de crise.

Essa “radiografia” da empresa /entidade que tem em suas mãos lhe permite traçar diretrizes para transpor e superar os momentos de crise, investir ou recuar na hora certa. As peças contábeis são decisivas para a condução eficiente dos negócios. A Contabilidade é elemento fundamental enquanto ferramenta de controle para o desenvolvimento e crescimento das instituições, sejam elas de grande, média ou mesmo de pequeno porte, públicas ou privadas.

Somos uma das maiores categorias de profissionais composta por mais de 500 mil profissionais aptos a contribuir para a retomada do crescimento deste País, com nosso trabalho voltado ao controle e manutenção do patrimônio baseado no gerenciamento transparente das informações. Nenhum governo, em qualquer nível, tenha a ideologia que tiver, pode prescindir do nosso trabalho, sob pena de não ter informações necessárias à gestão e não conseguir atingir suas metas de arrecadação.

Com a confiança de que podemos colaborar, e muito, com o crescimento do nosso País, e a certeza de que a Contabilidade traz consigo informações transformadoras, parabenizo a todos que escolheram essa ciência social como profissão. No próximo 25 de abril, congratulações a todos os Profissionais da Contabilidade do nosso Brasil!

O Dia do Contabilista foi instituído a partir de uma homenagem que a classe contábil rendeu ao senador João Lyra Tavares, em 1926, ocasião em que foi aclamado presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros. Em 2012, o CFC passou a denominar a data de Dia do Profissional da Contabilidade.

Antônio Palácios

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul

Fonte: fenacon.org.br

Start typing and press Enter to search