Como vender uma ideia para o seu chefe

Home / Notícias Selecionadas / Como vender uma ideia para o seu chefe

Como vender uma ideia para o seu chefe

Os gerentes obtêm informações valiosas do contato direto com clientes, fornecedores e colegas.

Eles estão em posição de ver se o mercado está maduro para uma nova oferta. Mas, por muitas razões, desde o medo de consequências negativas até o cumprimento de uma cultura muito hierarquizada de cima para baixo, eles podem não expressar suas ideias e preocupações.

Em épocas passadas as organizações funcionavam muito bem quando as ordens fluíam do alto. Mas, à medida que o ambiente de negócios global evoluiu, a necessidade de tomada de decisão rápida e descentralizada tornou-se crítica. Precisamos de homens e mulheres criativos para avançar e liderar a partir do meio. Então, o que você faz se você é um gerente intermediário que enxerga o quadro geral, mas trabalha para um chefe que se concentra apenas no aqui e agora?

Dependendo de como você apresenta sua nova ideia ao seu chefe, você pode estar enfrentando duas reações muito diferentes. Se você quer conseguir um “sim”, precisa tratar seu discurso com seriedade — e delinear soluções em um plano de execução claro e coeso. Caso contrário, sua grande ideia pode não ver a luz do dia. Pior, pode acabar na lista de tarefas e méritos de outra pessoa. Confira quais passos você deve seguir antes de entrar por essa porta e vender a sua ideia ao chefe.

Construa confiança: seja excepcional no que faz

Em primeiro lugar, faça muito bem o seu trabalho: certifique-se de fazer tudo o que lhe é atribuído de forma excepcional. (É o seu trabalho, afinal.) Depois de se estabelecer como um profissional crível, nesse âmbito da construção de confiabilidade, há ainda outros passos que você deve seguir para dar à sua grande ideia uma chance maior de sucesso, mas sem dúvida, se não houver uma boa base de confiança a respeito de sua qualidade como profissional, nada mais adiantará.

Alinhe sua iniciativa aos objetivos corporativos  

O que você propõe para sua empresa deve complementar sua direção estratégica. Por exemplo, se você trabalha com recursos humanos e há uma necessidade de redução no quadro de colaboradores, talvez não seja o momento ideal para propor uma nova estratégia de recrutamento. Por outro lado, pode ser o momento perfeito para fazê-lo, já que sua empresa precisará estar preparada para a eventual retomada dos negócios. Crie o business case mostrando como a sua ideia não entra em conflito com as prioridades atuais, mas as apóia planejando para o futuro.

Trabalhe com seu chefe

Além de credibilidade, demonstre parceria com seu chefe, por exemplo, mostre receptividade para colaborar em desafios, tarefas e projetos diversificados, mesmo que fujam ao escopo tradicional de suas atribuições. Ao adotar uma postura de parceria no relacionamento com o seu chefe, você aumentará consideravelmente as chances de aprovar sua ideia, ou ao menos de ter sua ideia ouvida com atenção por ele(a). Um alerta importante: uma vez que sua ideia esteja em desenvolvimento, você está pronto para divulgá-la através da organização. Mas lembre-se de continuar trabalhando lado a lado com seu chefe, que afinal ajudou a aprovar seu projeto. Faça um acompanhamento rigoroso e receba o feedback dele(a). E, se possível, encontre maneiras de garantir que seu chefe receba algum crédito pela ideia também. Esses passos ajudarão você a ganhar seu apoio durante todo o processo.

Construa coalizões

Os projetos e atividades são realizados nas organizações porque as pessoas se reúnem para realizar o trabalho. O mesmo vale para iniciativas de direção. Conte com o apoio de colegas para ajudá-lo a tirar sua ideia do papel. Aproveite seus clientes; eles que se beneficiarão da sua ideia. (Voltando ao nosso exemplo de recrutamento, os clientes seriam gerentes que precisarão de novos talentos – o tipo que seu programa foi projetado para atrair). Enquadre sua ideia em torno de atender suas necessidades de forma mais abrangente.

Reduza o risco

Quando você apresentar um projeto ou ideia novos, defina claramente como a administração deve julgar seu sucesso durante a execução, ou seja, quais resultados você deverá apresentar e em quanto tempo. Qual é o primeiro marco que indicará que o projeto é um sucesso? Defina uma meta específica – 10 novos clientes nos primeiros três meses, por exemplo. Planeje metas passo a passo, em vez de uma grande a longo prazo. Isso significa que a gerência só precisa investir na primeira etapa do projeto.

Antes de convencer seu chefe a liderar um novo projeto, você deve estar preparado para descrever que suas tarefas e projetos existentes estão em ordem. Você tem que mostrar que tem tempo e recursos para liderar um novo projeto antes que seu chefe consiga entender a ideia.

Apresente um plano claro 

Este parece ser um conselho bastante óbvio, mas não é seguido com muita frequência. Especialmente se você ainda não comprovou seu potencial de liderança, uma ideia que não tem um plano provavelmente será ignorada. No entanto, se você iniciar com um plano polido, isso mostrará que você pensou muito no problema, o que ajudará a convencer seu chefe de que você pode assumir o comando e liderar o projeto.

Concentre-se no potencial da ideia

Deixe claro como o projeto beneficiará a empresa – mais lucros, melhor reputação, melhores contatos, etc. Esteja pronto para responder à pergunta:  quais oportunidades de vendas seu projeto resultará? Certifique-se de demonstrar como transformar sua ideia em realidade. Discuta os riscos e prepare um plano viável para mostrar que você está comprometido com o trabalho e investiu em seu sucesso.

Prepare listras

Leve ao seu supervisor três listas de três itens para lançar uma nova ideia de projeto. A primeira lista deve incluir três razões pelas quais este projeto beneficiaria a empresa, a segunda três razões pelas quais você é perfeito para liderar o projeto, e última deve conter os três obstáculos que você vê no caminho e como você lidaria com eles. Essas listas, retirando campo abstrato, e materializam seu planejamento, sua visão de futuro e sua ambição!

Enfatize a execução 

As chances são de que seu chefe receba novas idéias de projetos diariamente. Separe-se dos outros argumentos, oferecendo não apenas uma proposição de valor impressionante, mas demonstrando como você o fará. Se você puder mostrar que a sua ideia tornará a empresa melhor e que você pensou criticamente sobre a execução, estará pronto para o sucesso.

Use recursos visuais para ilustrar sua ideia

Quando apresentar qualquer coisa a alguém, não subestime a importância de recursos visuais. Os recursos visuais são uma ferramenta comunicativa mais poderosa do que qualquer coisa que você possa dizer ou escrever, porque eles são didáticos e permitem que seu chefe imagine um mundo em que isso já exista. Eles tornam sua ideia real e relacionável.

Embora esses passos possam funcionar muito bem, temos que admitir que alguns chefes podem ser resistentes. São comumente chefes muito inseguros em suas posições e sentem que a criatividade de baixo é uma ameaça ao seu poder. Nesse caso, eles precisam rever suas habilidades de liderança urgentemente.

Gestão quando funciona é um processo recíproco. Gestores e funcionários trabalham melhor quando ambos entendem que boas ideias podem vir de qualquer lugar da organização e que as empresas que as capitalizam são aquelas que terão maior sucesso. O sucesso depende de quem não pode apenas pensar criativamente, mas ter as habilidades para colocar suas ideias em prática.

Fonte: Portal Dale Carnegie.



Fonte: https://portaldalecarnegie.com/como-vender-uma-ideia-para-o-seu-chefe/

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search