Como ser um bom líder e conquistar sua equipe?

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Business People Working On LaptopComo ser um bom líder é uma dúvida frequente para empresários. Muitos profissionais montam o próprio negócio, têm conhecimento técnico sobre o ramo de atuação, mas sentem que deixam a desejar quando o assunto é gestão de pessoas.

Como o trabalho da equipe está diretamente ligado à produtividade e à qualidade da empresa, o empreendedor precisa aprender a liderar os próprios colaboradores. Por isso, veja neste post algumas dicas para se tornar um bom líder no seu negócio.

 

Desenvolver a proatividade
O líder deve ser uma figura sempre presente na empresa. Ele deve conhecer os problemas do estabelecimento e, junto com os liderados, buscar soluções para o negócio. O profissional que exerce a liderança deve ainda ser proativo diante dos desafios do cotidiano.

O bom líder precisa transmitir confiança para os subordinados mostrando que é capaz de conduzir a empresa para um caminho de sucesso. Ao estar atento ao que ocorre ao seu redor, o líder proativo faz intervenções positivas no ambiente de trabalho, como ensinar para um funcionário a maneira correta de se fazer certa tarefa.

 

Ser exemplo de responsabilidade
O exercício da liderança, mais do que ser algo imposto, é uma capacidade que se adquire por meio do respeito e da admiração dos liderados. Como cobrar uma meta de um funcionário se o próprio proprietário da empresa não cumpre os compromissos feitos?

Por isso, é tão importante que o bom líder seja um exemplo a ser seguido pelos colaboradores. Quando o dono do negócio é responsável, ético e cumpridor das normas, ele transmite uma imagem positiva para os membros da equipe. Dessa forma, o líder propaga uma cultura de respeito dentro da empresa.

 

Agir com transparência
Muitos gestores pensam que esconder os fatos do estabelecimento é melhor do que promover a transparência no ambiente de negócio. Porém, líderes que estão abertos ao diálogo criam melhores condições de trabalho dentro da empresa.

Nesse contexto, a transparência se torna o alicerce para um relacionamento de confiança mútua, que tende a se manter a longo prazo. Com isso, os colaboradores se sentem participantes dos rumos do negócio e buscam contribuir para a melhoria da empresa.

 

Motivar para engajar
Uma equipe desmotivada trabalha com baixa produtividade e com qualidade insuficiente. O bom líder deve ser sensível para identificar o que motiva seus colaboradores para poder impulsionar seu desempenho.

Nesse sentido, donos de pequenos negócios têm mais condições de saber o que motiva a equipe, já que têm um relacionamento mais próximo com os subordinados. Ainda assim, para aprender como ser um bom líder, você deve encontrar meios adequados para promover o engajamento dos funcionários na conquista das metas da empresa.

Como esses meios variam conforme o ramo de atuação e a composição da equipe, o líder deve estar atento aos anseios e comportamentos dos colaboradores. Isso porque a motivação de um jovem solteiro, em início de carreira, pode ser bem diferente da motivação de um profissional casado, em torno dos 50 anos de idade.

 

Fonte: Sage

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