Como saber se sua empresa está ambientalmente correta?

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A Comissão Interna de Meio Ambiente pode ser uma ótima estratégia para gerenciar o sistema de gestão ambiental da sua organização, evitando assim multas desnecessárias

Nos últimos anos as questões ambientais no Brasil têm passado por um período de grandes mudanças. Está se formando uma ampla consciência ambiental e as últimas leis aprovadas reiteram o compromisso do governo com o meio ambiente.

A Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981) reforça a ideia da consciência ambiental ao estabelecer que não há mais dano ambiental a salvo da respectiva reparação; a rigor, não há mais emissão poluente tolerável.

Desse modo, as empresas têm procurado cada vez mais a certificação nas ISOS de sistema de gestão, principalmente na ISO 14001 de sistema de gestão ambiental. A ideia central do SGA é usar menos para produzir mais e com melhor qualidade e um modo de realizar o gerenciamento desse sistema de gestão é organizar a Comissão Interna de Meio Ambiente.

A CIMA então será responsável por realizar o gerenciamento ambiental no que diz respeito ao monitoramento do atendimento aos requisitos legais aplicáveis à organização e contribuir na implantação dos programas de gestão, afim de promover a melhoria contínua do SGA através da avaliação periódica dos indicadores. Apresenta como objetivo “observar e relatar as condições de risco ao meio ambiente solicitar medidas para mitigar ou minimizar os mesmos…”

Aos colaboradores da empresa compete indicar à CIMA situações de risco, apresentar sugestões e observar as recomendações quanto à prevenção dos impactos ambientais, utilizando os controles operacionais necessários.

Todavia, apesar de ser a responsável pelo SGA, a CIMA não trabalha sozinha. Seu papel mais importante é estabelecer uma relação Homem X Ambiente, de forma criativa e participativa, entre gerentes e colaboradores.

E como se organiza a CIMA?

É de extrema importância que a equipe seja multidisciplinar, proativa e que tenha boa comunicação. Além disso, o número de representantes irá depender do porte e dos objetivos da empresa. Dentro dessa comissão serão delegadas as responsabilidades e autoridades de seus participantes. Deve-se estabelecer os objetivos e metas do sistema e, após isso, deve-se realizar o planejamento para que estes sejam alcançados. Se não forem alcançados, abre-se um plano de ação para determinar oportunidades adicionais de melhoria.

Finalmente, afim de manter o ciclo PDCA sempre girando, é importante a realização das análises críticas de todo processo e que a gestão da CIMA seja avaliada para que o sistema melhore continuamente.

 

Autor: Flávia Gomes de Magalhães

Fonte: Administradores – Link: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/como-saber-se-sua-empresa-esta-ambientalmente-correta/119273/

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