Como posso conseguir contatos de investidores para minha ideia?

 In Notícias Selecionadas

Você já sabe quais dos diversos mecanismos de financiamento você vai empregar?

Responda essa e outras questões para saber como alcançar um investidor

 

Dúvida de leitor: Eu tenho uma ideia de negócio e quero apresentá-la a investidores. Como conseguir esses contatos?

Essa questão tem sido recorrente. Embora já tenha sido explorada em outros artigos de minha autoria, sempre surgem novas perguntas com pequenas diferenças de sintaxe e foco, mas todas convergem numa questão singularmente relevante no Brasil: o acesso a capital para investimento e o seu custo.

Ao longo do texto, então, sugerirei a releitura de alguns de tais artigos. Então, vamos à breve resposta.

Você já sabe quais dos diversos mecanismos de financiamento você vai empregar? Em outras palavras:

 

Você já sabe que tipo de investidor você vai procurar?

As vantagens e desvantagens de cada um dos mecanismos de financiamento, assim como os fatores que devem ser avaliados para a escolha, foram analisados neste artigo.

Leia também “Você sabe o que é um investidor anjo?“, “Quando vale a pena (ou não) buscar um investidor para seu negócio” e “É melhor ser sócio ou investidor de uma empresa? Compare.”

 

Agora, procure um investidor. Como?

Dependendo da escolha feita, então será iniciada a procura. A exploração do próprio networking (relacionamentos de amizade, familiares e profissionais) e a internet são os dois principais mecanismos de busca.

 

Você já sabe o que vai dizer sobre sua ideia?

Não importa qual seja o mecanismo escolhido, nenhum investidor sério se disporá a ouvir a sua ideia e a sua necessidade de investimento se você não tiver como apresentar o negócio e fundamentar uma projeção de resultados.

Isso significa muito trabalho prévio, de pesquisa e de modelagem (modelo de negócio: quais são conceitualmente os elementos chave que permitirão que o negócio gere valor, receita e lucro – o Canvas é a ferramenta mais usada no momento para tanto).

Desenvolver uma startup não se resume a ter uma ideia e então conseguir dinheiro para poder funcionar. Desenvolver uma startup é um processo e é trabalhoso.

 

Releia “De quanto dinheiro eu preciso para iniciar uma startup?”. Nesse texto, consta uma breve descrição desse processo. Leia também “Sua ideia é única o suficiente para ser uma startup? Descubra” e “O que é ser escalável – e por que sua empresa precisa disso.

Se você acha que isso está muito complicado, então se prepare. Pois, quando conseguir uma entrevista com um investidor em potencial, ainda deverá organizar uma apresentação, mostrar desenvoltura ao apresentar e, ainda por cima, planejar a negociação e negociar. Ou seja, fazer a venda do projeto!

Mãos à obra, então. Boa sorte! Até a próxima.

 

Autor: Cristian Welsh Miguens

Fonte: Exame.com

Start typing and press Enter to search