Como motivar a equipe? Aprenda dicas práticas

 In Artigos, Notícias Selecionadas

Uma das atividades que costumam preocupar os profissionais iniciantes de RH é como manter a motivação dos colegas que já estão na empresa há mais tempo.

Afinal, é perfeitamente normal se sentir motivado no início da carreira, mas não perceber a mesma motivação nos colegas que já estão com mais tempo de empresa.

Imagem por @yanalya / freepik

Por isso, motivar a equipe acaba sendo sempre um desafio importante para o profissional, visando que o sucesso na motivação desencadeia bons resultados para todo o time.

Visando auxiliar a transpor essa barreira inicial, nós elencamos algumas dicas bastante práticas para motivar sua equipe, confira a seguir!

4 maneiras práticas de motivar a equipe

Boas práticas no RH auxiliam a motivar a equipe, elencamos quais são as principais a adotar em seu cotidiano de trabalho.

1.  Envolva os profissionais em novos projetos

É perfeitamente compreensível que um profissional perca o interesse em manter a mesma rotina de trabalho, repetindo diariamente as mesmas funções.

Não ser promovido, não ter perspectiva de carreira ou novidades na rotina laboral é, sem dúvidas, um fator que causa desmotivação naturalmente.

Mesmo que uma eventual mudança seja pequena, é importante propor essas sutis mudanças para ganhar a adesão dos profissionais.

2.  Ouça o feedback da equipe

Conversar com seu colaborador, entender verdadeiramente as inspirações profissionais ou não, os desejos, anseios, sonhos e dificuldades são fatores importantes.

Desenvolver uma relação com a equipe ajuda a gerenciar cada colaborador. Uma vez que, essas características e habilidades precisam ser conhecidas pelo gestor de RH.

Possibilitando que a proximidade estabelecida vá além de analisar dados disponíveis em relatórios e currículos. Para que o RH possa ter propostas que motivam a equipe.

Não é raro encontrar profissionais que sonham com mais capacitação e que a empresa poderia oferecer e se beneficiar ao ter uma mão de obra ainda melhor. Esse é apenas um exemplo de algo que precisa ser analisado e que pode ser desenvolvido a partir de uma boa conversa.

3.  Avalie periodicamente a equipe

A avaliação é um momento enriquecedor, onde o RH pode aconselhar profissionais visando melhorias. Bem como, poderá elogiar alguns aspectos que cada profissional tem oferecido para a empresa.

O conjunto de ações desenvolvidas ao longo da avaliação é importante para que a empresa melhore seus resultados a partir de um bom relacionamento com os profissionais.

4.  Desenvolva os talentos da equipe

Toda empresa precisa se preocupar em investir em treinamentos e desenvolvimento dos profissionais. Muitos são os aspectos que requerem investimento contínuo.

Quando o profissional está constantemente exposto a oportunidade de se desenvolver, isso melhora sua performance na empresa. E obviamente, acaba refletindo na forma como o profissional se comporta em seu cotidiano de trabalho.

Ter a possibilidade de continuar se desenvolvendo com o apoio da empresa reflete em motivação para valorizar o próprio emprego e a busca constante de utilizar aquilo que aprendeu em benefício da equipe.

Continue se desenvolvendo para motivar a equipe

Como profissional de RH, também é muito importante continuar se desenvolvendo, com o objetivo de ter um bom resultado.

Possibilitando que seus conhecimentos contribuam para o cotidiano da empresa. Desencadeando ações estratégicas que são notórias para todos os colaboradores e que geram resultados expressivos.

Portanto, é indispensável que o profissional de RH continue investindo na própria carreira para que consiga agregar resultados para o time.

Aproveite toda a qualidade do curso RH na Prática para aprender mais sobre sua profissão, se atualizar e desenvolver sua carreira.

Completo o curso é ideal para quem tem pouca experiência na área de RH e deseja se destacar no mercado, bem como, possibilita uma atualização profissional para quem já atua e sente algumas dificuldades ou deseja se aperfeiçoar.

Fonte: Jornal Contábil.

Start typing and press Enter to search