A ferramenta contábil para superar a crise

 In Notícias Selecionadas

Happy Business people team.O assunto mais comentando no momento é a crise financeira que se instalou no mundo. Puxados pela China, os países emergentes se veem em uma profunda crise. Voltando os olhares para o Brasil, estamos vivendo grandes turbulências: taxas de juros elevadas, aumento da carga tributária, desemprego desenfreado, inflação, entre outras situações.

As perspectivas são assustadoras e as incertezas para as empresas são muitas, inclusive levando ao crescente encerramento das atividades, ao corte de despesas com pessoal, a utilização de férias coletivas e outras artimanhas para sobreviver nesta tempestade de problemas.

Neste cenário caótico, muitos empresários se desesperam, outros veem como oportunidade, ou simplesmente tentam sair da crise com poucos danos. E como se manter ou crescer diante disso? Para continuar neste mercado competitivo e cheio de armadilhas a busca por boas condições e profissionais é a melhor opção.

Eis que todo empresário possui uma grande ferramenta e muitas vezes não se dá conta, estou falando do contador, este é o profissional que conhece sua empresa em todos os aspectos e ele sabe as informações que podem levar sua empresa a um rumo diferente.

Papel do contador na empresa

O contador usa as informações contábeis aliadas à sua experiência e aos conhecimentos tributários, por isso deixa de ser um mero prestador de serviços e passa a ter um grande papel nas organizações.

Com todas as informações sobre a empresa em mãos, o contador torna-se o maior e melhor aliado do empresário. Podendo ajudar na otimização de processos, traçar rotas de competitividade, planejando ações e tomadas de decisões. Tudo isso baseado em dados e análises de projeções. Enquanto isso o empresário foca na produção, faturamento, mão de obra e vendas. Reunindo as projeções da empresa, o contador vai indicar e discutir possibilidades sobre corte de gastos ou a necessidade de fazer investimentos, além de apontar o regime tributário mais adequado para o próximo ano-calendário e reestruturar a sociedade.

O contador oferece informações vitais, recomenda e auxilia o empresário nos momentos de crise, que precisam ser superados, e também nos momentos de bonança, quando se medem processos, investimentos, custos e formação de reservas. É o contador que vai, muitas vezes, antecipar um cenário indesejado pelo administrador. Entretanto, a decisão final é do empresário que internamente deve rever políticas e processos, de produção, vendas e preços.

Sem dúvidas, este é o momento em que o empresariado deve se aliar aos contadores para que tomem medidas eficazes de maneira a não comprometer seus negócios.

Em tempos nebulosos de crise, o papel do consultor contábil torna-se de suma importância à sobrevivência das empresas, surgindo uma grande oportunidade no segmento. Contudo, o profissional contábil, deve estar focado em todos os assuntos inerentes a sua área, adaptável a nova realidade do país, buscando sempre se atualizar, estar ao par das questões econômicas, fiscais e tecnológicas para poder prestar serviço da melhor maneira possível.

*Tainã Baião – Contabilista, especialista nas áreas em Legislação Previdenciária, Contabilidade Internacional e Tributária.

 

Autor: Tainã Baião

Fonte: contabilidadenatv.blogspot.com.br

Start typing and press Enter to search